Autismo ou transtorno de linguagem?

Ultimamente tenho recebido no meu consultório muitas crianças pequenas com pais angustiados. A queixa é “Meu filho não fala. Ele é autista?”

O atraso na aquisição ou no uso da comunicação oral pode ser um sinal de autismo, sim. Porém pode ser “apenas” um transtorno de linguagem. Identificar o problema o mais precoce possível é fundamental para um maior sucesso no tratamento.

Para ajudar você a identificar se seu filho(a) está com atraso na linguagem, existem alguns marcos. Esses marcos não são precisos. Podem variar de uma criança para outra. De toda forma, qualquer alteração deve ser investigada. Atrasos no uso da linguagem oral podem ser indícios de patologias que vão além do autismo, como por exemplo: deficiência auditiva; deficiência intelectual; distúrbios neurológicos.

Sendo assim, vamos observar o que é esperado para entre 1 e 5 anos.

1 ano – 1 palavra

1 a 6m – 6 palavras

2 anos – 50% do que fala, pode ser entendido

2a 6m – Diz frases com no mínimo 4 palavras

3 anos – É possível entender tudo o que se fala

3 a 6m – Compreende e utiliza 4 preposições

4 anos – Relata experiências com detalhes

4 a 6m – Compreende e utiliza ao menos 3 adjetivos

5 anos – Diz datas (dia, mês, ano), quando questionada sobre um acontecimento.

Se a criança não está dentro destes parâmetros para sua idade, é preciso investigar o que está acontecendo. Mesmo que não haja um autismo (que necessita de muitos outros sinais além do atraso na fala), é bem provável que outro problema exista e que também precisa ser tratado o mais precocemente possível. Minha sugestão é: Está na dúvida, procure ajuda para um diagnóstico correto.

https://www.facebook.com/danielcarvalhoneuropsicologo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *