📖As adaptações no conteúdo escolar são feitas sem grandes dificuldades quando o aluno encontra-se no ensino infantil ou no fundamental I. Mas esses alunos crescem e avançam os anos letivos na escola e quando chegam ao ensino fundamental II essas adaptações ficam cada vez mais difíceis. E agora, o que fazer?🤔
📙Com o conteúdo cada vez mais exigente e denso, fica difícil de acompanhar caso a criança ou adolescente apresente algum tipo de transtorno e/ou atraso cognitivo ou ainda alguma defasagem escolar, porém não deve-se deixá-lo simplesmente excluído das demais atividades da sala.
📋Algumas sugestões de conseguir fazer essa adaptação e inclusão é:
☑Tente, aos poucos, tirar as atividades muito infantilizadas. Seus alunos estão em um momento de transição para a adolescência, e precisam ser tratados como tal, porque eles não serão crianças para sempre;
☑Não tenha medo de repetir conteúdo. É comum que os alunos com deficiência intelectual, por exemplo, consigam assimilar melhor o conteúdo quando o mesmo for repetido diversas vezes. A rotina e a repetição ajudam muito a todos eles, mas essa repetição não pode ser “eterna”, quando perceber que ele(a) está em sua zona de conforto, avance um pouco mais no conteúdo e exige mais dele(a);
☑Utilizar o mesmo tema que está sendo trabalhado com o restante da turma, em textos mais simples e questionários mais diretos (isso funciona super bem com disciplinas que exigem interpretação de texto, como por exemplo, história e geografia), isso fará com que se sintam incluídos e participativos nas aulas;
☑Já no caso da disciplina de matemática, a adaptação é um pouco mais complicada, pois não tem como exigir um conteúdo de 7º ano se o aluno mal sabe somar, por exemplo. Mesmo não conseguindo aplicar o mesmo conteúdo, tente sempre seguir uma lógica de aplicação dos exercícios isso facilita a execução da atividade pelo aluno e quando ele tiver ritmo, essa ordem poderá ser alterada aos poucos, até que consiga executa-las independente de sua ordem. Por exemplo: colocar primeiros as operações diretas de soma e subtração e no final algumas situações problema, sempre objetivos, em diversas atividades durante um determinado período. Com o objetivo alcançado, elogie o seu sucesso e não tenha medo de exigir mais (eles sempre nos surpreendem).
😊😍Bom, a ideia deste post é mostrar que não importa como seu aluno chegou ao ensino fundamental II e sim o que você pode fazer por ele. Não é fácil, nem sempre temos apoio e sim vai te exigir bastante, mas muitas vezes eles contam com a gente para ajuda-los, eles nos admiram sem limites e o mínimo que podemos fazer é acreditar neles.
💚❤💛💙Força e sucesso a vocês professores, vocês fazem a diferença, de fato, na vida de seus alunos.😍
🤓Fonte: ABC Aprendizagem e leituras semelhantes