📋Sei que ficou um pouco longo, mas vale a pena ler!😍
❗A intenção desta e de outras publicações em minha página não é sair prevendo diagnóstico e sim apresentar as características destes transtornos a fim de auxiliar pais, professores e todos que estão ao redor da criança a prestar atenção nos mais diferentes sinais durante seu desenvolvimento, pois quanto antes percebemos os sintomas melhor será seu desenvolvimento.
🤓Boa leitura‼😉
🎯Transtorno do Espectro Autista & Síndrome de Asperger
✅Indivíduos que estão no espectro autista apresentam déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos, além de compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto e a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
Há também a dificuldade em estabelecer contato visual e déficits na compreensão e uso gestos, podendo chegar a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal. Ocorrem ainda a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Tais sintomas não são os únicos presentes nas características deste transtorno, porém são os mais comuns de serem vistos.
✅Já em indivíduos com diagnóstico de Síndrome de Asperger (uma das formas de apresentação do Transtorno do Espectro Autista e atualmente enquadrada neste transtorno) também possuem déficits importantes e persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos, além de compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais, sendo seu diferencial a capacidade de que o individuo tem de se desenvolver intelectualmente dentro do esperado para idade, e muitas vezes com habilidades muito acima da média, conseguem comunicar-se oralmente e interagem, dentro de suas limitações, com aqueles que estão a sua volta. São muitas vezes chamados de “autista de alto funcionamento” (termo que não gosto muito 🤨 rs) por apresentarem características mais brandas do transtorno.
⚠⚠É importante lembrar que o Autismo, independente do seu nível de comprometimento, não tem cura e sim uma série de intervenções que são possíveis de serem realizadas para diminuir, por exemplo, a hipersensibilidade aos sons, auxiliá-lo na aprendizagem de tarefas de sua vida diária (tomar banho sozinho e escovar os dentes, por exemplo) e evoluir academicamente de acordo com sua idade e ano escolar.
🎯Transtorno Desintegrativo da Infância
Atualmente enquadrado no Transtorno do Espectro Autista (conforme o DSM V), o transtorno desintegrativo da infância (Síndrome de Heller) é a perda progressiva das habilidades desenvolvidas dentro da normalidade até os 02 anos de idade (aproximadamente), em pelo menos duas das áreas mencionadas a seguir:
✅Comprometimento qualitativo da interação social
✅Comprometimento qualitativo da comunicação
✅Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, incluindo estereotipias motoras e maneirismos.
Trata-se de um transtorno raro e ainda sem causa definida.
🎯Síndrome de Rett
Enquadrada nos Transtornos do Neurodesenvolvimento (conforme o DSM V), a Síndrome de Rett acomete principalmente meninas que tiveram seu desenvolvimento dentro da normalidade durante seu primeiro ano de vida e que a partir desta idade, começam a apresentar uma desordem do desenvolvimento neurológico, seguindo, normalmente, a seguinte evolução, até ser estabilizada:
Desenvolvimento precoce aparentemente normal ➡ Parada no progresso do desenvolvimento ➡ Franca regressão com contato social pobre e habilidades manuais prejudicadas ➡ Estabilização se dá com a melhora do contato social e melhor fixação de olhar, mas com redução gradual das funções motoras.
✅Trata-se também de uma síndrome sem cura e muito rara, e quando acomete meninos é comum que eles não sobrevivam. Para reduzir os impactos desta síndrome, deve-se iniciar as intervenções o quanto antes, para que os deficit’s em relação a sua autonomia, socialização e escolarização sejam minimizados.
🎯Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação
Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação (ou transtorno do neurodesenvolvimento não especificado) aplica-se quando há sintomas característicos de algum transtorno do neurodesenvolvimento que causam prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo predominam, mas não satisfazem todos os critérios para qualquer transtorno na classe diagnóstica com especificação.
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📚Fonte:
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5
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