Seu filho tem dificuldade em tirar boas notas na escola? Já pensou que isso pode ser algo maior do que preguiça ou desinteresse?
Muitas pessoas se apegam a um equívoco: essa criança tem facilidade para aprender jogos eletrônicos, logo, não há outra justificativa para ir mal na escola que não a preguiça. Porém, não se pode confundir bom desempenho em jogos com a capacidade em aprender. As demandas mentais para uma coisa são diferentes em alguns pontos, da outra. Crianças com dificuldade em aprendizagem perdem facilmente o interesse pela escola. Mas afinal, como saber se é preguiça, falta de organização, desinteresse ou um distúrbio de aprendizagem?
Uma avaliação neuropsicológica pode esclarecer essa dúvida.
As funções avaliadas neste tipo de investigação (além dos específicos para a queixa) são: memória, atenção, raciocínio, quociente de inteligência, funções executivas, desenvolvimento adaptativo e habilidades acadêmicas.
Uma ou mais dessas funções alteradas podem explicar o baixo desempenho escolar. Para estes casos é necessário tratamento específico para superar este déficit.
Por exemplo: um aluno com dificuldade em interpretação de texto, pode ter esse problema gerado por um déficit na memória operacional. Neste caso a reabilitação desta função facilitará o desempenho em interpretação de textos.
Diferente das dificuldades, os distúrbios de aprendizagem são de ordem neurológicas.