📚🎓 A função do professor de apoio escolar torna-se um grande desafio, pois além de transmitir o conteúdo, é necessário despertar o interesse do aluno pela disciplina. Em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista os desafios aumentam e maneira como a abordagem é realizada deve estar de acordo com as habilidades e dificuldades do aluno.
Em uma aula, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o aluno poderá reagir de diversas maneiras, cabendo ao professor saber lidar com tais reações e utilizar estratégias que o tragam de volta ao contexto da aula.
Três pontos são fundamentais aos professores que queiram trabalhar com esse público independentemente de qual seja sua idade:
✔️Paciência – ✔️Disponibilidade – ✔️Foco.
💫 A paciência é fundamental para observar e compreender o momento do aluno, bem como ser capaz de lidar com suas reações descomedidas em uma situação simples, por exemplo.
👍 A disponibilidade para participar e entrar na vida do indivíduo de maneira a fazê-lo se sentir importante naquela aula que é só dele, onde ele será capaz de aprender tudo o que desejar.
💬 E o foco para saber gerenciar as diversas reações e atitudes inesperadas durante a aula que até mesmo o professor pode ser surpreendido, onde caberá ao professor sempre que possível retomar o conteúdo que esta sendo trabalho da maneira mais natural possível, de forma participativa e objetiva, não lembrando que a objetividade e as atividades concretas são os melhores aliados do aluno e do professor.
Portanto, mesmo não sendo um tratamento direcionado a área clínica, a aula de reforço assume um papel importante na vivência acadêmica dos indivíduos que vivem no espectro. 💙
https://www.facebook.com/profjoycefernandes